sábado, 18 de fevereiro de 2012

206 SW

placa 206, o nome do carro
Toda venda de um carro em casa, como imagino que seja na casa de vocês que adoram carros, é uma dificuldade, para mim é como se um ente querido se fosse. Acabo me apegando aos bichinhos. O que me consola é que imagino que ele fará outra pessoa feliz, que fará bom proveito dele (e espero que não judiem do filhote que cuidei com tanta atenção).



A bola de vez é a nossa peruinha, Peugeot 206 SW, Feline, 1.6, 16V, 2008, retirada da concessionária Paris em julho de 2008, onde foram também feitas as duas primeiras revisões. Como eu, ela também é canceriana! E foi meu consolo de aniversário, pois neste mesmo mês eu havia vendido (ainda não sei porque kkk) a amada Cherokee Sport 1998, 4.0, 6 cilindros, 4x4, um verdadeiros Jeep e um belo Mopar (qualquer dia, faço um posting sobre ela).



Dados técnicos:
Motor 1.6, 16V de 113 HP, flex, Alarme, Ar condicionado digital, Ar quente, Banco do motorista com ajuste de altura, Bancos em couro, CD e MP3 Player com entrada para iPod, Computador de bordo, Desembaçador traseiro, Direção hidráulica, Encosto de cabeça traseiro, Freio ABS, Limpador traseiro, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Travas elétricas, Vidros elétricos, Volante com regulagem de altura.

E mais: UNICO DONO, BAIXA KM (apenas 36.000 Km), completa, cor cinza manitoba (parece um verde petróleo bem escuro, e foge dos já sem graça Preto e Prata, ABS, tapetes peugeot, soleira peugeot, duas parcelas do IPVA pagos, tapete de porta malas peugeot, faróis de neblina, lanterna de neblina, estepe zero.

Notem que a escolhi a placa com o nome do carro, 206! Possuo todos os documentos, nota fiscal e etc.
Lá em julho de 2008, um mês antes de lançarem a 207 SW, a rede concessionária fez uma ação de marketing para vender as últimas 206s. Como a 207 nacional não é igual a européia, pois a versão tupiniquim recebeu apenas um face lift e na prática, 206 e 207 (nacionais) são o mesmo carro. Assim, não tive dúvidas, com o preço de tabela era R$ 55.200,00, arrematei ela por R$ 48.500,00 e ainda enchei a bichinha de acessórios bacanas como: tapetes peugeot inclusive no porta malas, cd e mp3 com entrada para iPod, 4 soleiras com a marca do carro (elas protegem a pintura interna ao entrar e sair), alarme com chave e sensores, bancos de couro e por fim cristalização de pintura. Ou seja, a brincadeira ficou cara, foram mais R$ 3.212,00 reais divididos em 10x no cartão. Mas afinal, esse é o tal sonho do carro zero. Conclusão como preço de tabela FIPE hoje em R$ 26.200,00.

Impressões ao volante. É um carro esperto, mas não tão ágil quanto o mecânico (tivemos um 206 HB mecânico 2005/06). O motor 1.6, 16V de 113 HPs no álcool cumpre seu papel, ele cresce bem na estrada. Entretanto o cambio AL4 - Tiptronic - System Porsche convida você a um passeio suave e pacato ao dirigir. Claro que se houver necessidade há o acionamento da tecla "S" de Sport que estica mais as marchas para andar com o pé mais pesado ou fazer ultrapassagens em estrada. Há um botão para andar na neve, ainda não usei, mas com o tempo louco, quem sabe!



É um carrinho excelente para a vida urbana e pequenas viagens, pois reúne a praticidade e versatilidade de um carro pequeno, com espaço e todo o conjunto de acessórios e conforto que normalmente apenas encontramos em carros grande e de alto custo. Um exemplo é o acesso ao porta malas que pode ser feito abrindo totalmente ou parcialmente a tampa. Isso ajuda muito quando um FDP para o carro colado atrás do seu. Minha esposa gosta da tampa pequena, pois é mais leve de fechar.  O porta malas não é gigante, mas comporta bem as tranqueiras das gêmeas e vez ou outra o Bandit nosso mascote. O ar digital, computador de bordo e sensores crepusculares e chuva completam o conforto à bordo. Quem já se acostumou com tais acessórios sabe o que estou dizendo.

 O conjunto pneumático está muito bom e os Pirelli P6000 195/60 calçam bem a perua. O estepe é zero e nunca desceu ao chão. Além dos faróis com regulagem de altura, há faróis de neblina e lanterna e neblina, o que realmente ajuda em situações adversas. Outro item de segurança é o ABS que já salvou a mim e minha esposa de uma colisão na marginal em dia de chuva.
O carro é bem honesto e pouco rodado, espero que tenham gostado do posting. Um ótimo carnaval a todos!

2 comentários:

  1. Comprei uma presence 2005 a quase um mês, até agora estou adorando, mas já me falaram que eu só vou chorar quando ela quebrar, as peças além de serem difíceis de achar ainda são muito caras, isso procede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derli, eu ouvi dizer o mesmo. Quando comprei o carro, meu amigo e mecânico Tico me disse, rode uns 40 mil Km e depois venda, caso contrário você irá me ver mais do que você gostaria. Para minha surpresa ela não deu maiores problemas, apenas manutenção de rotina. Como recebi um carro pela empresa em 2012, curiosamente ela foi vendida com 4 anos de uso, às vésperas de fazer 40 mil Km. Creio que o ponto fraco desse carro é o câmbio automático e suspensão mais frágil. Se a sua for mecânica, fique tranquilo, só não abuse dos buracos. Um outro ponto que o Tico me alertou era sobre a correia detada dela, que é cara, veja quando foi a última troca. abração e boa sorte com o carrinho.

      Excluir