terça-feira, 19 de março de 2013

VAZIO - retiramos o motor do MUSTANG


Sentí um vazio profundo ...  calma não é depressão não, mas foi a primeira coisa que pensei quando ví o cofre do Stang livrinho livrinho sem o motor e câmbio!





Pois é, o Stang (tem mais fotos deles em outro post) estava meio encostado, pois fumava um pouco e um dos cilindros estava sem pressão. Trata-se de um motor 289 V8, 200 HP, bi-jet original, tudo conforme o VIN (plaqueta do carro).




Como o motor nunca foi aberto o diagnóstico inicial foi pela retifica completa, pois mesmo com baixa milhagem lá se vão 47 anos de vida.


Motor fora, identificamos o parafuso do prisioneiro quebrado, o que impossibilitava o funcionamento de um cilindro e justificava o fumacê. Como o motor já estava fora e eu já vinha adquirindo peças, seguí em frente com o projeto de retifica completa e porquê não, um aumento de potência.
Nada absurdamente forte, mas um comando acima do original, tuchos, corrente dupla, coletor, quadrijet de 600 CFM, pistões, anéis, bronzinhas, válvulas, cabos de velas Ford Racing, bobina integrada, radiador de alumínio com ventuinha elétrica, trabalhos nos coletores, etc. Enfim, um coração novinho em folha para o Pony.




Além da retifica, como o motor já estava fora, optamos por dar um trato também no cofre que recebeu uma bela pintura nova, que faça jus ao propulsor revigorado. De qualquer forma, a idéia não é mexer no restante do carro, com exceção do freio que foi revisado o sistema traseiro de lonas e colocado um kit americano de discos dianteiros com pistão duplo.





Por enquanto é isso, o motor já está no lugar, mas faltam uma série de detalhes que aos poucos vou atualizando no blog. Vejam abaixo mais algumas fotos do processo.

detalhe do bloco antes da pintura

cofre no inicio do processo de pintura

coletores - antes


coletores - depois

zincagem de todos os parafusos e pecinhas
discos novos e sistema de freios novo com pistão duplo
motor visto de baixo, já pintado
servo freio gringo zero

6 comentários:

  1. Gian
    Belo carro! Sempre gostei muito destes modelos do Mustang.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, já que é para ter, vamos cuidar bem dele né!

      Excluir
  2. UAU... Belo trabalho. O Mustang merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, não vejo a hora de andar! abração,

      Excluir
  3. Que beleza heim Gian?

    Trabalho de primeira, preparação bem interessante e nada exagerada.

    Parabéns! Estou curioso para ver o resultado.

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Rei, também estou ansioso que nem criança que aguarda o Natal para ganhar o carrinho de controle remoto. abração,

      Excluir