sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PUXADAS no 3. DODGE & CIA - ARTUR NOGUEIRA

foto: Renato Braguetto

Muito cheiro de gasolina e borracha queimada no último Domingo dia 1/12/13. Programa eminentemente masculino pela definição de minha esposa, que ficou na casa da sua mãe com as crianças. Se bem que tinham algumas heróicas esposas e namoradas acompanhando seus respectivos "pilotos", bem como uma família bem peculiar onde mãe e filho aceleraram lado a lado seus respectivos Camaros preparados (no video notem o Camaro amarelo 70s dirigido pelo filho, contra o vermelho Iroc 90s dirigido pela mãe). All in all, um dia memorável!



Primeiro lugar agradeço aos organizadores, em especial do Rodrigo que fez o convite para participar do encontro. Vale explicar o conceito, é um encontro de carros clássicos e antigos, com o bônus de acelerá-los em uma pista de arrancada de 201m, ou 1/8 de milha. O bacana é que não se trata de um campeonato de arrancada profissional, mas sim um evento amador onde carros originais (ou "quase"), que chegam e voltam rodando como o meu Dodge, são bem-vindos e podem brincar.



O nome do evento já diz tudo, DODGE & CIA, leia-se traga seu Dodjão, Maverick e Opala, para reviver hoje a rivalidade das décadas de 70 e 80, onde estas "barcas" reinavam nas ruas deste Brasil. Todos os clássicos de motorzão são bem-vindos, além dos citados tinham várias Caravans 6cc, Camaros, um lindo Plymouth big block, uma BMW M5 V8 e tantos outros, sendo vetada a participação de carros com menos de 6 canecos.



Tinham sim carros com forte preparação de pista, pneus slick, gaiola, turbo e que chegavam em seus respectivos reboques. Só que eles acabavam por alinhar entre si e faziam a alegria do público com os burnouts e aceleradas. Havia também carros no "meio do caminho", explico visual de carro de rua, pneus radiais, mas que escondiam muita preparação embaixo do capô. Assim, era sempre um surpresa ver um carro destes desafiando, e por ora ganhando, dos carrões de competição.



Até Artur Nogueira são aproximadamente 150 Km de estrada boa, o dia estava nublado e prometia chuva, mas São Pedro é Dodjeiro e não caiu uma só gota o dia todo em meu trajeto. Fui sozinho rodando de Charger, que já é um prazer enorme, e chegando lá encontrei tantos amigos e camaradas que me faltaria espaço e memória para lembrar todos os nomes. Entre os carros eu lembro do Charger LS 72 do Evandro com motor de Cherokee, o forte Dart caracterizado americano do Olésio, Dart 73 original do André, Gran Sedan vermelho, Dart amarelo de Campinas ... entre outros!



Preciso confessar que eu nunca havia acelerado em uma pista de arrancada, foi a primeira vez minha e do Prata Monterrey. Posso dizer que a adrenalina é grande considerando que o percorremos os 201 metros em pouco mais de 10 ora 11 segundos, com uma velocidade final entre 120 e 130 Km/h. Parece pouco, mas veja no video que é emocionante.
foto: Renato Braghetto

Quem conhece meu carro, sabe que ele é todo original, possuía ainda o carburador original DFV até alguns meses atrás (hoje ostenta um Quadrijet Holley, qualquer hora faço um post sobre isso). Com o agravante do câmbio automático original, que faz a troca bem suave!


Com essas características eu tinha certeza que iria apanhar feio dos carros ali presentes. E foi o que aconteceu! Qual foi minha surpresa ao saltar na frente de alguns dos carros, andar junto com opalas fortes e até ganhei duas puxadas. Nada mal para a dupla de estreantes.


assista o video:


Claro que o objetivo do dia nunca foi ganhar nada, mas sim passar um dia memorável entre carros e amigos. E foi exatamente assim, um dia para ser guardado na caixinha de boas lembranças.

Por fim ainda voltamos em uma bela carreata de Dodges rumo à Metrópole.




* as fotos e videos são meus, com exceção das gentilmente emprestadas pelo Renato Braghetto e pelo André Monc devidamente identificadas 









6 comentários:

  1. Cara, muito bom! Estamos precisando de um evento assim por aqui.
    Show de bola, se inveja matasse...

    Um forte abraco!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo, curti bastante os videos.

    Minhas conclusões: da próxima vez eu vou participar - e vou comprar uma GoPro, os videos que essa máquina faz são o maior barato.

    Gian, uma pergunta: tenho a impressão que você fez as provas com o câmbio em D o tempo todo, foi assim mesmo? Pergunto porque imaginei que segurar em 1 e 2 no seletor fosse a minha escolha, mas com o pé no fundo deve dar na mesma, não?

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. bora lá Rei, com duas cameras a gente faz um filmagem animal! Qto às puxadas eu fiz algumas no "2" e outras no "1" cambiando para o "2". Honestamente as puxadas no "2" me saí melhor. abração

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a reportagem. Estive no evento e foi muito foda. Um dos melhores que já fui na vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Monc eu também curti muito, pois foi "democrático", mesmo com um carro original eu consegui me divertir! abração

      Excluir