domingo, 11 de setembro de 2011

QRX 2011

O domingo amanheceu nublado, consultei a previsão do tempo e a possibilidade de chuvas era só para o fim da tarde. Meu primeiro test-drive (TD) estava marcado para às 10:15hs, assim as 9:00 eu já estava rumando para o templo do automobilismo em São Paulo, Interlagos. Felizmente o tempo abriu e fez uma linda manhã de sol.

Eu havia adquirido com antecedência 3 TDs, Fiat Bravo T-Jet, Fiat 500e por fim o Kia Cadenza. Tudo sem exageros e dentro do orçamento, quando de última hora recebi o e-mail do clickon com o TD da Mercedes-Benz não resisti e mandei ver o MB C180 Turbo.

O primeiro TD do dia foi o Bravo T Jet. O que me chamou atenção foi as lindas e grandes rodas 17" com as pinças de freios vermelhas originais fábrica. A cor azul maserati vestiu muito bem o bonito design do carro.

Na pista o motor 1.4 turbo de 152cv deu conta do recado e puxou bem la macchina inclusive na subida do café. São 3 voltas de TD, a primeira com o Overbooster desligado e as demais com o sistema acionado. Senti a diferença, pois além de endurecer a direção, o overbooster aumenta o tempo de abertura da borboleta e assim a sobrepressão na turbina aumenta de 0,9 para 1,3 bar e o torque para 23,0 mKgf. Meus parabéns ao fabricante, eis aqui uma fórmula relativamente simples, um belo esportivo ao alcance dos mortais.




Na sequência foi a vez do irmão menor, mas nem por isso menos estiloso. O 500 possui ótimo acabamento e câmbio também manual só que de 5 marchas (no Bravo T-Jet são 6). O Bravo empresta o o propulsor 1.4 16V do 500, mas neste sem o auxílio do turbo e com 52 cv a menos. O carrinho é valente e enfrentou bem o miolo do autódromo, entretando ao enfrentar a subida do café senti a falta do turbo. De um geral gostei do carro, muito simpático e chamoso.


O terceiro TD foi no Kia Cadenza, despindo-me do preconceito que alguns nutrem pelos Koreanos, só tenho a afirmar que o carro é lindo (pudera, os orientais contrataram o designer alemão Peter Scheyer ex-Audi) e um canhão na pista (possui o novo motor V6 de 290 cv e com injeção direta e dual CVVT - tempo variável de abertura de válvulas para admissão e escape). Com essa cavalaria toda o carro empolga na pista e deixou este que vos escreve muito satisfeito.




Por fim, o quarto TD on road foi realizado no novo exemplar na marca da estrela, o MB C180 Turbo (antes chamado de CGI - Charged Gasoline Injection, sigla que não caiu no gosto brasileiro). Eu já havia andado no C200 Kompressor e estava realmente curioso para saber como seria o desempenho do turbo.
O motor é um 4 cilindros 1.8 de 16V com 156 cv e 25,5 mKgf. Sair dos boxes e acelerar o C180 é realmente prazeroso, ouve-se o silvo do turbo trabalhando e carro ganha rapidamente velocidade na reta oposta. O contorno das curvas torna-se uma tarefa fácil, pois além das rodas de 17" todo o conjunto do carro é harmônico, fruto da perfeição germânica. Além dos predicados do carro, ao dirigir o MB senti todo o prazer e satisfação de sentar-me ao volante de um representante de uma das marcas de automóveis mais tradicionais do mundo. 



É nítida minha cara de satisfação logo ao sair do C180, foi um grande domingo. O QRX contou claro com muitas máquinas, pista off road, quadriciclos, motos e muito mais. Em breve postarei um link para mais fotos e videos com a GO PRO. Tenham um bom começo de semana.


3 comentários:

  1. O classe C ficou muito bacana! Já o Bravo chegou sem fôlego no mercado. Quase três anos depois do lançamento. Ou seja, já vem com os dias contados.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. senti falta da Chrysler e do 300C no evento, havia apenas da opção de dirigir a Grand Cherokee off road.

    ResponderExcluir
  3. Mas quanto aos coreanos... Sou mais o Kia que os Hyundai. O design é mais bonito. O Sonata tem aquela grande grade cromada que eu acho bem estranha.

    ResponderExcluir