quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Chrysler briga com importados!

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto federal com função fiscal, entretanto pode ser um imposto seletivo, para estimular o consumo de um produto, o governo pode isentá-lo do IPI ou reduzir sua alíquota. Há produtos cujo consumo o governo queira frear (caso do cigarro, bebidas e produtos de luxo) estes estão sujeitos à alíquotas proibitivas. Como as alíquotas são fixadas pelo Poder Executivo, ele é utilizado  pelo Governo  para fazer política econômica.

Em função da crise global em 2009 houve redução do IPI determinada pelo governo federal, como forma de estimular as vendas e amortizar os seus efeitos.


Desde o último dia 15 de setembro, o aumento do IPI tem causado polêmica enquanto o governo afirma que a decisão será positiva para o mercado interno, muitas associações, pessoas do meio, economistas e empresas tem se rebelado, inclusive foi proposta uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para que se respeite ao menos a noventena. Da mesma forma, a chinesa Chery conseguiu, por meio de liminar, isenção do aumento por 90 dias.

No fim do dia, está claro para todos que a medida veio para penalizar e frear a importação principalmente das marcas Chinesas e Coreanas que ousaram competir com as multinacionais anteriormente aqui instaladas. Não morro de amores por eles, mas lamento a medida, pois quem perde é o consumidor e o direito à livre concorrência.

Propaganda muito mais linda e limpa contra os importados fez a Chrysler do Brasil na década de 70.
Em uma das propagandas a Chrysler do Brasil listava seus principais concorrentes importados (Barracuda, Mustangs e Chevys) e dizia que todos eram bem vindos ao país, mas que aqui chegando iriam encontrar um concorrente à altura, pois o Dodge nacional contava com motor V8 de 215 HPs, câmbio de 4 marchas, bancos individuais, console central, direção hidráulica, ar condicionado, faróis escamoteáveis, ou seja, que a briga seria de igual para igual!
Mais uma vez parabéns à nossa querida Chrysler do Brasil pelo fair play, combatendo os importados com um produto nacional de excelente qualidade.

4 comentários:

  1. Fala Gian!!! Legal a propaganda! As de antigamente eram mais livres. Se alguma montadora fizer isto hoje, tomará um processo nas costas.

    Inté!

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  2. pois é Leroi, hoje em dia as montadoras fazem os lobbys pelas costas! Note que a Chrysler do Brasil na época deu um tapa com luva de pelica às claras! abração

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  3. A Chrysler traz o carro errado na hora errada hoje em dia. A Journey Pentastar? Nada ainda... Charger? Nada ainda... Poderiam ter uma estratégia melhor...

    abraço!

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  4. verdade Vital, só a Chrysler de 70 era ousada, já a de hoje ...

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